Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cmsmasters-content-composer domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in C:\inetpub\wwwroot\macc.cm-cantanhede.pt\_Httpdocs\wp-includes\functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio galleria-metropolia foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in C:\inetpub\wwwroot\macc.cm-cantanhede.pt\_Httpdocs\wp-includes\functions.php on line 6121
História do dinheiro – MACC

História do dinheiro

Home / Coleções / História do dinheiro

A coleção de numismática do MACC é extremamente rica e variada, proporcionando ao visitante uma autêntica viagem pela história do dinheiro.

No grande armário arquivo que ocupa o centro da sala sucedem-se nos expositores verticais, exemplares representativos desde o período arcaico da Grécia antiga, até às emissões de moedas e notas de Portugal e das suas antigas colónias.

A primeira secção mostra-nos excelentes e raros exemplares em prata de moedas da Grécia antiga (períodos arcaico, clássico e helenístico) das colónias gregas do sul de Itália, na chamada Magna Grécia, do Império de Alexandre Magno e ainda do Império Aqueménida.

A secção seguinte mostra-nos exemplares igualmente raros e excecionais de moedas da República Romana, do Império Romano e do Império Bizantino, cobrindo um arco cronológico de mais de 1500 anos.

A terceira secção é dedicada às moedas da Monarquia Portuguesa, de D. Afonso Henriques a D. Manuel II. Também se encontra patente ao público, uma secção com exemplares de moedas de toda a República Portuguesa até à entrada em circulação do Euro. No final, é dado o devido destaque ao papel-moeda, surgido no final do século XIX e cuja emissão se prolonga por todo século XX, exibindo-se magníficos exemplares de notas de Portugal continental e ilhas, assim como das antigas colónias.

Nos expositores das gavetas inferiores são apresentados outros exemplares de moedas e notas correspondentes cronologicamente aos que se encontram nos expositores verticais, assim como outros instrumentos fiduciários, como notas de crédito, letras e cheques.