Cândido e Liliana Ferreira e seus amigos
Cândido Ferreira nasceu em Febres, concelho de Cantanhede em 1949, formou-se em medicina na Universidade de Coimbra, tendo sido um destacado especialista em nefrologia. Radicado em Leiria, fundou nessa cidade uma das primeiras clínicas de hemodiálise em Portugal, tendo sido pioneiro na introdução de algumas técnicas nessa área.
Desenvolveu intensa atividade política como militante do PS, tendo sido diretor de campanha da candidatura de Jorge Sampaio à presidência da república. A partir de 2011 afastou-se progressivamente do PS e em 2015 candidatou-se à presidência da república.
Humanista e homem de causas, abraçou diversos combates ao longo da sua vida. Grande parte dessa experiência combativa e humanista está explanada nos vários livros que publicou, quer de crónicas, quer sob a forma de romance. Esses livros encontram-se expostos neste mesmo espaço do museu.
Colecionador compulsivo foi reunindo vastíssimas coleções de todos os géneros, desde as artes plásticas e decorativas, à numismática e à filatelia, passando por arqueologia e artesanato do mundo inteiro, postais e objetos correntes da vida quotidiana e da vida doméstica (rótulos de bebidas, caixas de fósforos, lápis, porta-chaves, botões, rádios, canecas ou brinquedos).
Num ato de grande generosidade Cândido e sua esposa, Liliana Ferreira, também médica, doaram essas vastas coleções, na ordem de centenas de milhares de objetos, ao Município de Cantanhede. Com essas coleções se formou o MACC.
Em homenagem ao ato de generosidade do casal Cândido e Liliana Ferreira, quatro grandes amigos médicos do casal, Linhares Furtado, José Ferrão, Levi Guerra e Rufino Ribeiro, ofereceram ao museu que alberga a vasta coleção doada obras da sua autoria, que se expõem nesta sala.