História do dinheiro
A coleção de numismática do MACC é extremamente rica e variada, proporcionando ao visitante uma autêntica viagem pela história do dinheiro.
No grande armário arquivo que ocupa o centro da sala sucedem-se nos expositores verticais, exemplares representativos desde o período arcaico da Grécia antiga, até às emissões de moedas e notas de Portugal e das suas antigas colónias.
A primeira secção mostra-nos excelentes e raros exemplares em prata de moedas da Grécia antiga (períodos arcaico, clássico e helenístico) das colónias gregas do sul de Itália, na chamada Magna Grécia, do Império de Alexandre Magno e ainda do Império Aqueménida.
A secção seguinte mostra-nos exemplares igualmente raros e excecionais de moedas da República Romana, do Império Romano e do Império Bizantino, cobrindo um arco cronológico de mais de 1500 anos.
A terceira secção é dedicada às moedas da Monarquia Portuguesa, de D. Afonso Henriques a D. Manuel II. Também se encontra patente ao público, uma secção com exemplares de moedas de toda a República Portuguesa até à entrada em circulação do Euro. No final, é dado o devido destaque ao papel-moeda, surgido no final do século XIX e cuja emissão se prolonga por todo século XX, exibindo-se magníficos exemplares de notas de Portugal continental e ilhas, assim como das antigas colónias.
Nos expositores das gavetas inferiores são apresentados outros exemplares de moedas e notas correspondentes cronologicamente aos que se encontram nos expositores verticais, assim como outros instrumentos fiduciários, como notas de crédito, letras e cheques.